sexta-feira, 19 de março de 2010

Janela da Alma


Depois de escrever o post sobre o filme abaixo, me peguei pensando nos olhos, em como a visão é mágica. O título remete a uma citação de Leonardo da Vinci: "os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo", que aliás, deu nome ao filme Janela da Alma(2002), de João Jardim e Walter Carvalho.

O documentário reune uma série de depoimentos de algumas personalidades mundiais, que discorrem sobre a visão e a importância do 'ver' em seus trabalhos, já que estamos falando de artistas, cineastas, fotógrafos.

Me lembro bem da declaração do cineasta alemão Wim Wenders, de que ele não usa lentes de contato porque gosta de enxergar o mundo com uma 'moldura', que só os óculos podem lhe proporcionar.

Achei isso tão interessante... Hoje o que não falta é apelo visual, mas nem tudo que vemos, absorvemos. O olhar é subjetivo, cada um vê de um jeito e escolhe seu enquadramento para a cena. Isso é tão bonito né? São as experiências de vida, as preferências que vão moldando e direcionando o olhar de cada um de nós. A janela da alma não é só a entrada do exterior, mas também a saída do seu 'eu interior'. Nós vemos e somos vistos. Essa janela deixa visível para quem está de fora, infinitos mundos criados a partir de pequenas coisas que a retina capta. Mundos que vão além do real e imaginável.


Que as forças cegas se domem pela visão que a alma tem!” – Fernando Pessoa


O ser humano atribui significado para tudo aquilo que vê; no entanto, não é preciso ver para sentir.


"O Essencial é invisível aos olhos"- Saint-Exupéry


Às vezes, uma imagem que capturamos com os olhos ou com a máquina fotográfica, traz a tona inúmeras lembranças, que fazem parte de nós, da nossa história.


José Saramago fez uma bela e assustadora metáfora em Ensaio sobre a Cegueira. No romance, uma cidade é atacada por uma epidemia da cegueira e as pessoas passam a expor seus instintos primários, já que não podem ser vistas. Apenas uma mulher consegue enxergar e tenta lutar para pela humanidade perdida.


Bom, vou ficando por aqui...

Boa sexta à todos! :*

Um comentário:

  1. Nando Reis já dizia no DOMINGO, melhor álbum dos titãs, os olhos vão de bicicleta até enxergar. Consigo formar a imagem mental aqui. Juju de bicicletinha olhando o mundo e confabulando sobre o sentido da visão e os sentidos em se ter uma visão de mundo.
    Olhos cor-de-oliva num mundo uptempo emoldurado por uma visão não sei, insólita talvez?

    ResponderExcluir